A Irmandade da Santa Casa da Misericórdia de Mação, também denominada Santa Casa da Misericórdia de Mação, ou simplesmente Irmandade da Misericórdia de Mação é, nos termos do seu Compromisso, “uma associação de fiéis, constituída na ordem jurídica canónica, com o objectivo de satisfazer carências sociais e praticar actos de culto católico, de harmonia com o seu espírito tradicional, informado pelos princípios da doutrina e moral cristãs. Tem uma personalidade jurídica civil e está reconhecida como instituição privada de solidariedade social”. Tem como padroeira a Nossa Senhora da Misericórdia.
A história da Santa Casa da Misericórdia de Mação remonta ao século XV, mais concretamente ao ano de 1500, segundo documentos recolhidos na Torre do Tombo, sendo uma das mais antigas Misericórdias do país. Também Francisco Serrano, conhecido autor Maçaense, referiu na sua obra literária que a Misericórdia já existiria em 1550, pela informação contida num testamento que referia uma casa situada no Adro, em Mação, “contígua à Misericórdia”.
Ainda segundo Francisco Serrano, “durante alguns séculos regulou-se esta Corporação pelo Compromisso da Misericórdia de Lisboa e só no século XIX é que teve Compromisso seu. A sua bandeira, que assistia a todas as solenidades e a todos os enterros dos habitantes da freguesia, é uma cópia da daquela cidade, não lhe faltando o retrato da Rainha fundadora, o do seu confessor e inspirador frei Miguel Contreiras e os das demais personagens que aquela contém”.
A funcionar nas actuais instalações, na Av.ª Eng. Adelino Amaro da Costa, desde Abril de 1989, a Santa Casa da Misericórdia de Mação disponibiliza aos seus utentes as respostas sociais de Lar, Centro de Dia, Apoio Domiciliário, Apoio Domiciliário Integrado, Centro de Alojamento Temporário, Unidade de Apoio Integrado, Creche e Centro de Actividades dos Tempos Livres. Serve cerca de 200 utentes e tem ao seu serviço cerca de uma centena de funcionários.
Depois de vários séculos ao serviço da população de Mação, sobretudo dos mais desfavorecidos, a Santa Casa da Misericórdia assim continua a desenvolver a sua imprescindível actividade. A sua missão consiste em prestar serviços à sociedade e à família, desempenhando um importante papel no Concelho de Mação.
A Instituição tem acolhido vários projectos, sendo actualmente a entidade promotora do Projecto de Intervenção Precoce (PIP) do Concelho de Mação “Crescer +” e do projecto “AproxiMação”, no âmbito do Contrato Local de Desenvolvimento Social (CLDS). É ainda parceira do Banco Local de Voluntariado do Concelho de Mação.
O ano de 2012 marca uma nova fase na história da Santa Casa da Misericórdia de Mação, com a inauguração do novo Lar, a escassos metros do edifício-sede. Cerca de ano e meio após o início das obras de remodelação do edifício que durante décadas serviu de Hospital e, depois, de Centro de Saúde de Mação, uma nova etapa se inicia. Uma obra que resulta do esforço de uma Instituição consciente do seu importante papel junto da população e preocupada com o futuro e condições de vida de uma população cada vez mais idosa e dependente de cuidados necessários ao seu conforto e bem-estar.